O planejamento no processo da construção civil, em qualquer âmbito, é indispensável. Uma vez que dentro dos canteiros de obras existe a circulação de centenas de trabalhadores, vários serviços sendo executados simultaneamente e descargas de materiais chegando a todo momento.
Para a impermeabilização não é diferente. Tendo em vista que se caracteriza como um sistema completo e é dimensionado através dos pilares de
Projeto de impermeabilização – Preparação da área a ser impermeabilizada – Sistema impermeabilizante
o planejamento de todas as etapas é indispensável para produzir uma barreira eficiente contra a água. Proporcionando, dessa maneira, a preservação dos demais sistemas construtivos da obra e viabilizando a questão de habitabilidade para os usuários. Pois, assim, evita que patologias possam vir a surgir futuramente e comprometer a vida útil do edifício.
A primeira etapa do sistema, o projeto de impermeabilização, possui uma importância mais ampla do que se pensa. Dentre os fatores que determinam isso estão:
Identificação das áreas passíveis de infiltração
Identificação de todas as áreas passíveis de infiltrações como piscinas, áreas externas, subsolos e áreas molhadas (banheiros e áreas de serviço).
Compatibilização de sistemas
Compatibilização com os demais projetos evitando a interferência entre os outros sistemas (Arquitetônico, estrutural, hidráulico e paisagístico).
Execução precisa
A execução por profissionais qualificados e habilitados gera qualidade e segurança em todas as etapas.
Segurança e conforto
Proporciona segurança para as tomadas de decisões no canteiro de obra e também para os usuários futuros. Além de contribuir para o conforto da edificação, umas vez que é capaz de prevenir patologias provenientes de infiltrações.
Vida útil
Contribui fortemente para o prolongamento da vida útil da edificação pois apenas com um projeto de impermeabilização que é possível dimensionar os sistemas adequados para inibir a ação da água.
Redução de custos
Gera redução de custos no processo da construção, pois possibilita maior controle sobre quantidade de materiais, evitando desperdícios. Maior capacidade de gerenciamento, viabilizando o cronograma geral da obra, dado que se tem noção exata da área que precisará ser impermeabilizada. E ainda evita retrabalhos, que dentre todos os gastos é o mais caro. Pois o custo de refazer um sistema que deu errado é 3 vezes maior.
(Custo retrabalho = valor sistema errado + patologias + valor sistema novo)
Portanto, são por esses motivos que se considera o projeto de impermeabilização uma etapa tão importante no processo todo do sistema de impermeabilização. E por mais que, ainda, não seja obrigatório, fato que ocasiona a negligência por muitos construtores, o projeto de impermeabilização é exigido, sim, pela normas NBR 9575/13 e NBR 15575/10, e fundamental para garantir os parâmetros de habitabilidade de uma edificação.